As Legal Claims são ações judiciais que contenham créditos, que por sua vez, podem ser comercializados através de cessões de créditos.
O mercado de Legal Claims no Brasil é de R$ 800 bilhões, o volume financeiro se deve ao fato que o país conta com o maior judiciário do mundo, com cerca de 78 milhões de processos.
A lentidão causada por esse volume e a expectativa de recebimento de valores futuros, gera diversas oportunidades para quem deseja investir com segurança e alta rentabilidade.
A avaliação dos litígios devem ser parametrizadas por uma matriz de riscos e processos avançados de jurimetria, capazes de determinar com assertividade a probabilidade de recebimento do crédito e o prazo estimado de finalização da demanda.
Além desses fatores, é necessária uma avaliação criteriosa do cedente com a finalidade de evitar qualquer tipo de penhora sobre o crédito no futuro.
Trata-se de uma prática em expansão no Brasil e tem uma tendência a se tornar popular com diversos investidores internacionais voltados para os investimentos alternativos em países emergentes.